terça-feira, 26 de outubro de 2010

Curso Online: Educação Para a Tolerância: Contribuições Psicanalíticas Gratuíto

NOVO CURSO VIRTUAL
Educação Para a Tolerância: Contribuições Psicanalíticas”
Gratuito & Aberto A Todos os Interessados
O Centro de Estudos sobre Psicanálise e Intolerância – CEPI – tem o imenso prazer de convidar a todos para o seu novo Curso Virtual:
Educação para a Tolerância: Contribuições Psicanalíticas”
A partir de diferentes perspectivas e abrangências, serão discutidas questões ligadas à educação, compreendida no seu sentido amplo, como um processo ininterrupto, que dura toda a vida.
A psicanálise, ao deter-se na constituição e desenvolvimento do sujeito, permite aprofundar o olhar sobre as condições necessárias ao processo pedagógico e seus desdobramentos. Levando sempre em conta as relações intersubjetivas, auxilia também na compreensão das diversas relações envolvidas neste processo. Uma educação para a tolerância visa a compreensão e busca dar condições éticas para que possamos nos voltar para o Outro, de modo a acolher as diferenças e contribuir na construção de um mundo mais solidário.
O curso é aberto a todos os interessados e não requer conhecimentos prévios de psicanálise. A troca entre os participantes e professores será possível através do Forum Online, e dos Chats realizados em tempo real, durante o curso.
Data: de 25 de outubro a 10 de dezembro de 2010.
Disponibilização das Aulas Virtuais: às 2ªs e 5ªs feiras, com textos em formato PDF.
Certificado: mediante participação nos chats, discussões no Forum, e envio de texto (máximo de 3 páginas, Arial 12, espaço duplo) no final do curso, com reflexões sobre o conteúdo das aulas.
Coordenação do CEPI: Ilana W. Novinsky
Organização do Curso Virtual: Sheila Skitnevsky Finger
Colaboração: Taly Szwarcfiter
Professores:

Ilana W. Novinsky
Liliana Emparán
Luanda Francine Garcia da Costa
Mara Selaibe
Maria de Fátima Henriques Duarte de Oliveira
Miriam Halpern Goldstajn
Myriam Chinallim
Sheila Skitnevsky Finger
Susan Markuszower
Vera Lucia Marinho de Carvalho



Informações e inscrições:
Inscrições já estão abertas!
http://www.rumoatolerancia.fflch.usp.br/node/2586

ASSOBECATY ESTEVE PRESENTE NO FÓRUM MUNICIPAL DE SEGURANÇA PUBLICA COMUNITÁRIA

Guaíba, 24 de Outubro de 2010.

A Psicóloga  Débora Lúcia de Souza e Silva, participou representando a ASSOBECATY - na manhã desta quinta-feira, 21 de outubro, no 1º Fórum de Segurança Pública Comunitária de Guaíba. O fórum foi idealizado com o objetivo de proporcionar um debate entre diferentes setores da sociedade sobre estratégias e ações de segurança, com abordagem das diretrizes traçadas na 1ª Conferência Municipal de Segurança Comunitária, realizada em 2009.

As diretrizes propostas foram: Criar um mecanismo de interlocução entre a sociedade e órgãos de segurança; Fomentar as agendas culturais e esportivas; Focar a questão sócio educativa com crianças, adolescentes e jovens; Investimento na família como complemento social, não apenas com jovens; Garantir transparência nas ações e projetos desenvolvidos com recursos públicos; Assegurar a participação e inclusão de jovens em programas educativos profissionalizantes; Fortalecimento de redes sociais e comunitárias; Recuperação de lugares públicos existentes; Qualificação de educadores (sociais) através de metodologia específica; e Passar os projetos sociais para dentro das escolas.

Na abertura o Prefeito Henrique Tavares falou dos trabalhos que já estão sendo desenvolvidos, atendendo as diretrizes firmadas. "Temos um trabalho de fortalecimento de vínculos, realizamos o Projovem Trabalhador, com formatura de 600 jovens, aderimos ao Pronasci (mulheres da paz, videomonitoramento, protejo e praça da juventude), além de muitas outras ações. O executivo se preocupa e trabalha na prevenção à violência", ressaltou.